Quem somos

 COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS - NEAB
 ____________________________________________
ANO: 2016
  
Diego Lucas Nunes de Souza (Coordenador, orientador, pesquisador e professor)
Área: Literatura 
e-mail: di.lucas2@gmail.com
Currículo Lattes: clique aqui

Júlia Ribeiro Junqueira (Co-coordenadora, orientadora,  pesquisadora e professora) 
Área: História
e-mail: juliarj83@yahoo.com.br 
Currículo Lattes: clique aqui

Cláudio Verneque  Guerson (Co-coordenador, orientador, pesquisador e professor)
Área: Sociologia
e-mail:  claudio_guerson@hotmail.com
Currículo Lattes: clique aqui

José Geraldo Rodrigues Filho (Co-coordenador, orientador, pesquisador e professor)
Área: Literatura
e-mail: geraldofilhokta@hotmail.com
Currículo Lattes: clique aqui
_____________________________________________
ANO: 2015

Diego Lucas Nunes de Souza (Coordenador, orientador, pesquisador e professor)
Área: Literatura 
e-mail: di.lucas2@gmail.com
Currículo Lattes: clique aqui
____________________________________________
ANOS: 2011 - 2013

Margareth Cordeiro Franklin (Coordenadora, orientadora, pesquisadora e professora)
Área: História
e-mail:margarethfranklin@gmail.com
Currículo Lattes: clique aqui
_________________________________________________
FORMAÇÃO INICIAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS
ANOS: 2010 - 2011

Margareth Cordeiro Franklin


Professora de História do CEFET-MG. Atua no Ensino Técnico e na Educação Superior desde o ingresso por concurso público (2010). Possui graduação (1999) e mestrado (2003) em história, na linha de pesquisa culturas políticas, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em literaturas de língua portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Atuou como coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB no campus III de 2010 a 2013. Trabalha com docência e pesquisa , atuando na disciplinas história da arte e história para o ensino técnico. Exerce atividades de pesquisa e extensão com os temas memória e patrimônio, patrimônio imaterial afrodescendente, culturas políticas, reflexões sobre a cidadania na sociedade contemporânea. Trabalha com ONG's, movimentos sociais e governos na formação/ capacitação de gestores, professores e outros profissionais.

Luís Eduardo de Oliveira


Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2008), especialista em História do Brasil Republicano pela Universidade Cândido Mendes (2002) e graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus de Juiz de Fora, e do Colégio Estadual Moacyr Padilha, em Três Rios - RJ. Atuou como co-coordenador, pesquisador e professor do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros- NEAB (Campus III) de 2010 a 2011. Tem experiência nas áreas de Informática Aplicada à Educação, Ensino e Didática de História e História Social do Trabalho, com ênfase em História do Brasil Império e História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, cultura associativa, movimentações e discursos classistas, sindicalismo, trabalhismo e direitos sociais.
  
Luciano de Andrade Silva


Atuou como professor de Língua Portuguesa e literaturas no CEFET-MG/Campus III (2010-2011), onde também atuou como co-coordenador, professor e pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB. Graduado em Letras pelas Faculdades Integradas de Cataguases - FIC e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo.  Atua nas áreas de língua portuguesa e de formação de pesquisador. Atualmente é colunista no Primeiro Jornal (Cataguases, MG) e gestor e livreiro voluntário do sebo aLUAados (Cataguases)



Diego Lucas Nunes de Souza 


Professor temporário de Língua Portuguesa, Literaturas e redação no Departamento de Formação Geral do CEFET-MG/Campus III (2010-2011/2015-2016), onde coordena atualmente o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB. Possui graduação em Letras pelas Faculdades Integradas de Cataguases (2008), especialização em Estudos Literários (Área de Pesquisa: Literatura afro-brasileira) e mestrado em Ciência da Religião (Área de Pesquisa: Religiosidade Afro-brasileira) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Exerce atividades de pesquisa com os temas de literatura e religiosidade afro-brasileira, afro-islâmica e indígena.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More