quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Iphan lança documentário sobre comunidade quilombola

SÃO LUÍS - A superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão lança o DVD "Recurso para uma vida melhor", um documentário sobre a comunidade quilombola de Nossa Senhora da Conceição, localizada em Santa Rita, no interior do Estado. O vídeo reúne depoimentos de moradores da região, conta a origem e a trajetória da comunidade.

Os escravos que eram trazidos da África, no Brasil colônia, desembarcavam na cidade de Alcântara. Como a região de Santa Rita e Recurso é rica em vegetação, os quilombos ser formaram em grande número, abrigando os escravos fugidos das fazendas. A comunidade quilombola de Nossa Senhora da Conceição é um desses refúgios que existe até hoje, guardando tradição e a uma história pode ser vivenciada com os depoimentos de várias gerações.

Para garantir a preservação dessa área e da cultura quilombola, o Iphan está trabalhando na idéia de restaurar a antiga Estação Ferroviária de Recurso e seu armazém para instalar um centro comunitário. O objetivo é amenizar, na comunidade quilombola, o impacto com a implantação de um terminal portuário do Mearim, na região do município de Cacabeira. Com o projeto, o novo centro cultural passará a contar com cinema, auditório e um memorial sobre a cultura negra.

Assista, em duas partes, à íntegra do documentário:


_________. Iphan lança documentário sobre comunidade quilombola. Tribuna do Maranhão. Disponível em: http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/iphan-lanca-documentario-sobre-comunidade-quilombola-9896.html. Acesso em: 05/10/2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More