Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), com a parceria do Festival de Cultura & Arte do CEFET-MG, o evento trouxe relevante debate acerca da mulher negra na sociedade.
A III Semana da Consciência Negra “Perspectivas da atuação feminina afro-brasileira na sociedade contemporânea" contou com a presença dos professores convidados Inácio Manoel Neves Frade da Cruz, Giovana de Carvalho Castro, Lia Maria Manso Siqueira, além dos oficineiros Daniel Moreira e Leonardo Vieira e do grupo de canto e dança Afro-Justino e São Vicente de Cataguases-MG.
Segundo o coordenador do NEAB, Diego Lucas Nunes de Souza, embora tenha mudado o cenário sobre a atuação e modo de vida das mulheres a partir da década de 60, a mulher negra continua sofrendo uma discriminação dupla por vivermos em uma sociedade machista e racista. Atualmente a questão racial não pode ser colocada em segundo plano, com enfoque na questão econômica. O preconceito racial é frequente na vida das mulheres, entretanto, muitas criaram estratégias para superar as dificuldades dessa problemática.
Confira as fotos do evento:
DIA 08/11 - DEBATE SOBRE DIVERSIDADE
DIA 08/11 - OFICINA DE STREET DANCE
DIA 08/11 - COLÓQUIOS E SILÊNCIOS SOBRE O SAGRADO: ASPECTO DAS RELIGIOSIDADES DE MATRIZES AFRO-BRASILEIRAS EM CATAGUASES E LEOPOLDINA-MG
DIA 11/11 - III SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
0 comentários:
Postar um comentário